MOBILIZAÇÃO OCUPAÇÃO CRIANÇA
  • Home
  • O que é?
  • Banco de Boas Práticas
  • Seminários
    • I Seminário
    • II Seminário
    • III Seminário
    • IV Seminário
  • Contato

Um novo olhar para os espaços e as experiências significativas das crianças

19/9/2018

0 Comentários

 
Nome da Instituição: CMEI JARDIM ALEGRE CURITIBA
Responsável:  Rosane Cirilo de Araújo
Função ou cargo que ocupa: Professora
Equipe participante: Janedi Costa Santos e Fabiana Bernardes Pfister
Município e Estado:  Curitiba/PR
Faixa etária atendida:
Categoria: GESTÃO 1: Como favorecemos o protagonismo infantil


O que levou a realização da prática? (diagnóstico)

Partindo de questões, tais como: Que espaços a escola tem proporcionado diariamente para que as crianças, tão pequenas, possam se desenvolver em sua plenitude? Como têm sido organizados os espaços para o desenvolvimento dos campos de experiências?  Em relação à interação, esses espaços proporcionam novas descobertas infantis?
O desenvolvimento das crianças ocorre por meio das interações e, quando os espaços são planejados, aos poucos elas se tornam capazes de fazer escolhas, de intervir no meio em que estão inseridas, tomando decisões, conhecendo-se e compreendendo o mundo a sua volta. Os espaços em sala devem ser pensados para contribuir para o seu desenvolvimento a partir de trocas de conhecimentos, prazer das descobertas, faz-de-conta e imaginação. Segundo a BNCC, um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil é “brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos)”

Descrição das intervenções que foram realizadas

Introdução de novos elementos, como: mesas de madeira na altura das crianças; um teatro de sombras com materiais translúcidos e opacos, pequenos objetos e um retroprojetor para ser utilizado durante a brincadeira, organizado dentro de um armário. O canto da casinha também foi reorganizado, com itens reais de alumínio e madeira, como: panelas, colheres, latas vazias entre outros utensílios conhecidos pelas crianças em suas vidas cotidianas.  Uma mesa foi montada, com animais confeccionados com rolhas, cercado de palitos de sorvete, pequenos troncos, rolinhos de papel cortados ao meio representando túneis. Enfim, espaços de descobertas e brincadeiras a fim de desenvolver a pluralidade de experiências sensoriais. Tecidos com texturas e cores diferenciadas, tampas de vários tamanhos e formatos, caixas variadas, tambores de papelão e muitos outros materiais de largo alcance também foram disponibilizados. Alguns móveis foram confeccionados e objetos como caixas de madeira e troncos de árvores fazem parte da estruturação da sala.
As crianças têm a oportunidade de revisitação de suas produções em dias subsequentes, dando continuidade as suas pesquisas.

Descrição dos saberes e fazeres infantis que emergiram no trabalho desenvolvido

As crianças ajudaram na reorganização dos espaços, buscando areia para montagem um do novo espaço, por exemplo. Em dos momentos perguntaram: O que é isso? Quando viram os animais, elas perceberam que se tratava de uma fazendinha. Ao brincarem na diziam: - “Olha a vaca, tá comendo grama”.
Brincar com areia, montar e desmontar o espaço, fazer e desfazer as construções de diferentes maneiras, entre outras possibilidades levaram à experimentação e a atribuição de novos sentidos às brincadeiras.

Descrição dos resultados das ações

Este novo formato e a maneira como se organizaram os materiais nos espaços aguçou a curiosidade infantil, a vontade de brincar e o prazer em manuseá-los.  As professoras observaram que durante as brincadeiras, ocorriam menos conflitos e disputas por materiais ou brinquedos, pois os objetos são ofertados com variedade e em quantidade significativa nos diferentes espaços, sejam eles na sala ou no solário, tornando-os ambientes únicos de aprendizagem. É possível ver a autonomia das crianças nas escolhas e a oportunidade de aprender, cada um no seu tempo. Estar em sintonia com as crianças em seus momentos lúdicos e participar de suas criações, tornou as professoras seres brincantes, pesquisadores e incentivadores das práticas infantis.

Um espaço lúdico bem planejado leva a criança a experimentar o mundo e internalizá-lo por meio do brincar, pois tem a oportunidade de interagir, participar e conviver.


0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Histórico

    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Março 2019
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017

    Categorias

    Todos
    1ª Mostra
    4ª Mostra
    4ª Mostra
    Como Favorecemos O Protagonismo Infantil
    Formando Para A Mudança
    Gestão 1: Como Favorecemos O Protagonismo Infantil
    Gestão 2: Formando Para A Mudança
    Gestão 2 : Projetos De Formação
    Observar E Conhecer Mais As Crianças
    Passei A Ouvir
    Professor 1: Passei A Ouvir
    Professor 2 Investigações Infantis
    Professor 2 - Investigações Infantis
    Professor 2: Passei A Ouvir
    Professor 2: Passei A Valorizar E Expor As Produções Infantis

    Feed RSS

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Home
  • O que é?
  • Banco de Boas Práticas
  • Seminários
    • I Seminário
    • II Seminário
    • III Seminário
    • IV Seminário
  • Contato